Computação Gráfica - 14/03/2014

O que é Clara.io?

Estamos em uma nova era tecnológica. Nela, os avanços afetam todos os setores de nossa vida: o que comemos e vestimos, o que vemos na TV e cinema, etc., ao mesmo passo que evidenciam o envolvimento de um de seus muitos recursos, o 3D. Projetos de comunicação e entretenimento se utilizam e chegam a depender dele, como seu último setor, que agrupa as áreas de cinema e games. Logo, nos últimos anos, a demanda de profissionais de 3D tem aumentado, assim como a variedade de instrumentos para desenvolver esse tipo de conteúdo. Nesse contexto se inclui o recém-lançado Clara.io, ferramenta web 3D que, por enquanto, é gratuita.

Clara.io é um aplicativo que permite aos usuários criar, animar e renderizar¹ conteúdo 3D em qualquer dispositivo compatível. Ele foi criado pela Exocortex e seus colaboradores, conhecidos por seus plugins criativos para Softimage, Maya e 3ds Max. Indo muito além da concepção e animação de objetos, aqueles que o utilizam podem também armazenar suas cenas e plugins em um servidor, para que sempre tenham acesso ao seu trabalho, em qualquer lugar, a partir de qualquer máquina, ou explorar os recursos sem a necessidade de baixar nada para o seu dispositivo. O instrumento também suporta variados formatos de arquivo 3D, entre eles os populares .obj e .fbx.

1 – Renderização entende-se como a conversão de uma representação de objeto formalizada dentro de uma plataforma de alto nível em outra sintetizada e reduzida a um formato não flexível.

A ferramenta está disponível para qualquer navegador WebGL² ativado. O site get.webgl.org verifica se o seu é qualificado, quando mostra um cubo giratório. Recomenda-se que você use o Mozilla Firefox ou Google Chrome, para melhor experiência, enquanto apenas a versão 11 do Internet Explorer suporta o Clara.io.

2 – O mesmo que Web Graphics Library, interface que suporta a renderização de gráficos 2D e 3D, dentro da linguagem JavaScript.

A maior das vantagens do Clara.io é o fato de que você não precisa de um supercomputador, com memória, processador e placa de vídeo de última geração (até porque no Brasil custaria caro demais). Qualquer computador com acesso à internet é o suficiente, para que se possa modelar, animar e renderizar, uma vez que o software roda em nuvem³.

3 – A computação em nuvem (cloud computing) armazena arquivos e aplicativos em uma rede, garantindo flexivelmente o aproveitamento de suas funcionalidades por qualquer dispositivo conectado à internet. De tal maneira, há mobilidade e downloads não são obrigatórios.

O editor tem interface e usabilidade bastante parecidas com as de programas focados em 3D mais famosos do mercado, como os Autodesks Maya, 3ds Max e Softimage; os experientes nesse tipo de software não terão problemas ao utilizar o Clara.io. Já para os marinheiros de primeira viagem, o site reúne tutoriais, vídeo-aulas e um userguide, muito detalhados e interessantes. Embora seu sistema de render não pareça muito empolgante, acredito que seja satisfatório, pois devo lembrar: o serviço está em sua versão beta.

Para curtir esse novo e fascinante software 3D, basta acessar clara.io e fazer a sua conta.