Geral - 28/03/2014

Prática com intenção

PRACTICE WITH INTENTION: TIPS FOR IMPROVING YOUR SKILL RETENTION AND REACHING LEARNING GOALS
Por Digital-Tutors Team – blog.digitaltutors.com
Traduzido por Ricardo Gonçalves

Toda industria criativa é uma maquina em constante evolução que requer que artistas e designers sempre melhorem suas habilidades, até mesmo os veteranos. Existem várias maneiras de aprimorar essas habilidades, porém nenhuma delas será eficiente a menos que você comece a praticar com o único proposito de aperfeiçoá-las, e não apenas porque é uma boa ideia. Esse artigo vai discutir porque a prática intencional é a chave para se tornar um artista ou designer melhor.

O que é Prática?

Prática é definida como um exercício repetido ou a performance de uma atividade ou habilidade com a finalidade de adquirir ou manter proficiência nela. A definição é bem clara e direta. Se você quer ter uma habilidade de alto nível em algo, você precisa realizar essa tarefa várias vezes.

Intencionalidade é a chave

Apenas a prática não irá te levar tão longe porque falta um elemento crucial: intencionalidade. Intencionalidade é uma atitude, quando unida à prática. Quando a prática torna-se intencional, o curso de seus projetos não se dará como a “explosão de um disparo de shotgun”, quando se olha o resultado e procura por algum tipo de melhoria. Ao invés disso, seus objetivos serão avaliados segundo um “foco próprio de um feixe laser”, não restando dúvidas sobre o progresso de suas habilidades.

Definir metas específicas e realistas

Então, como se praticar com uma atitude intencional? Primeiro, você vai querer definir metas específicas e realistas. Você vai querer metas específicas que refletem o seu foco de feixe laser. Então, ao invés de definir como meta ser um modelador  3D melhor, defina-a como se tornar mais familiarizado com técnicas de  modelagem inorgânica.  Metas como essa tem um propósito específico e são fáceis de ser alcançadas, fazendo delas então, metas realistas.

Agora, se você está tendo problema para estabelecer metas específicas, um ótimo jeito de começar é avaliando o nível de sua habilidade. Você pode se sentir confortável com as suas habilidades de modelagem, porém as suas habilidades com texturas podem deixar a desejar. Suas texturas não contém o fator “Wow!”. Você poderia ir em frente e definir a meta de se tornar um artista de texturas melhor, mas lembre-se, você quer definir metas com um foco de feixe laser. Aprofunde-se em algo como aprender a criar texturas metálicas.

Ter a mentalidade certa

Uma vez que você já tenha definido sua meta, é hora de definir e conquistar seu objetivo com a mentalidade de que essa será a melhor textura de metal que alguém já viu. Não pra isso ser um compromisso vazio. Você está tentando identificar elementos que fazem o metal parecer metal. Elementos como corrosão, marcas de lascas e entalhes. Cada detalhe, não importa o quão pequeno, é feito intencionalmente e com propósito.

Prevenir a fadiga

Praticar intencionalmente vai pressionar você, porém as recompensas são realmente incríveis. No entanto, existem certas coisas que você deve tomar nota ao trabalhar, para que não se esgote e, com isso, não termine seus trabalhos.

Primeiro, não faça de suas sessões de prática uma maratona. Praticar com esse tipo de intensidade deve ser feito por apenas três ou quatro horas por dia. E isso não significa que você tem que praticar três ou quatro horas por dia.

Depois, defina um tempo limite para si mesmo cada dia e tente cumprí-lo, não importa como você se sente, seja bem ou mal. Também, dê um descanso de 15 à 20 minutos a cada uma hora e meia. Se seu corpo não consegue manter o ritmo por longos períodos de tempo, por que com o seu cérebro seria diferente?

Desenvolver Bons Hábitos de Aprendizagem

Existem alguns hábitos que você deveria desenvolver enquanto pratica. Primeiro, receba feedbacks com frequência. O melhor feedback é de uma comunidade online com bom suporte que irá lhe dar um feedback honesto.  Esteja pronto para receber esse feedback e use-o, mesmo que ele o machuque. Um novo par de olhos são a ferramenta mais valiosa que um artista pode receber.

Em seguida, anote bastante. Anotar o que você aprendeu é uma ótima maneira de fixar isso na sua cabeça. Também te ajuda a lembrar como você chegou a certa conclusão no seu projeto.

E por final, não se esqueça dos fundamentosTire um tempo para refrescar o que você aprendeu de vez em quando. Você pode ficar surpreso com o quanto você esqueceu.

Praticar é uma ótima maneira de manter o nível de suas habilidades, porém, para levar suas habilidades para o próximo nível você terá de praticar com uma atitude intencional. Isso vai te impulsionar a ser melhor do que ontem, e isso é crucial em nossa industria que muda constantemente.