Geral - 04/04/2014

Se organizando com mapas mentais

Às vezes, os seus projetos, tarefas ou até mesmo estudos podem acabar se bagunçando, acumulando e te deixando completamente confuso, sem saber o que já foi feito, o que falta fazer, etc. Uma maneira interessante de organizar esse caos é com a utilização de mapas mentais! Um mapa mental é um diagrama que serve, resumidamente, para organizar informações.

Mapas mentais são ótimos pra você se organizar e até melhorar a sua produtividade. Além dos usos já citados, eles também podem te ajudar a fazer outras coisas, como organizar um brainstorm, planejar uma viagem, dividir tarefas, e o que mais você puder pensar.

E existem alguns ferramentas online que oferecem esse serviço. Dentre as mais usadas, está o MindMeister. Nele, com uma conta gratuita, você pode criar até três mapas mentais e compartilha-los com quem mais quiser. De acordo com o site, o que destaca o MindMeister de seus concorrentes é a função de “brainstorm em tempo real”, que permite a edição dos mapas em tempo real por todos os usuários com quem ele estiver sendo compartilhado. Há também um histórico de edições, que permite ver e reverter qualquer alteração feita.  Você também pode exportar os seus mapas para o formato de apresentação PDF. Há também versões pagas do serviço, que contam outras funções e melhorias.

Outra ferramenta semelhante, essa brasileira, é o Examtime, totalmente gratuito. De forma geral, ele se assemelha bastante com o MindMeister, mas é mais voltado para o uso em estudos, tendo ferramentar diferentes, como flashcards, quiz e até grupo de estudos.

A própria equipe administrativa da Design Magazine Brasil usa um mapa mental pra organizar as postagens, as edições da revista, e o que mais for preciso. Experimente também, pode lhe ser muito útil.