Arte, Design Gráfico, Geral - 28/05/2014

O Grupo A das bandeiras – Croácia

croacia_1

A bandeira nacional croata é a soma de dois planos visuais: ao fundo, faixas horizontais tricolores, que dão espaço ao vermelho, branco e azul e sustentam o brasão de armas, o segundo plano, centralizado. Foi reprojetada pelo designer gráfico Miroslav Šutej e adotada como representação oficial em 21 de dezembro de 1990. Separando um item do outro:

croacia_2

O brasão e a bandeira propriamente dita foram regulamentados há 13 anos. Por sua vez, o esquema das listras vem sendo usado como parte do pendão da Croácia desde 1848. As cores combinam as representações gráficas dos estados constituintes do Reino da Croácia: a do próprio reino, em vermelho e branco, a do Reino da Eslavônia, com bandeira azul e branca e a do último reino, o da Dalmácia, junção de amarelo e azul, cuja parte não foi incorporada.

croacia_345

O brasão de armas da república consiste na presença de seis escudos: um principal, de tamanho maior, e cinco adjacentes, de mesma altura; os menores estão ligados entre si e constroem uma coroa sobre o central.

croacia_6

O escudo principal é o elemento de maior evidência da bandeira da Croácia, de certa maneira, a pessoa à qual se liga o nome; tamanho reconhecimento deu-se no fim do século XIX. A aparência quadriculada é a razão disso. Trata-se de um tabuleiro de damas informalmente chamado de šahovnica (tabuleiro de xadrez em croata). A tradição espalha que o axadrezado tem origem medieval e compunha o visual das armas do rei Estêvão Dirzislau da Croácia, por volta do século X. Ela também registra, sem aporte histórico, que o vermelho e branco do tabuleiro simbolizavam dois antigos estados croatas: a Croácia Vermelha e a Croácia Branca.

croacia_7

Os cinco pequenos brasões já exerceram maior representatividade, enquanto estandartes das regiões históricas que levaram ao surgimento do país adriático. São elas, da ponta esquerda à outra: Croácia Central, Dubrovnik, Dalmácia, Ístria e Eslavônia.

Considera-se a insígnia da Croácia Central o mais antigo símbolo da Croácia. A estrela de seis pontas no topo sobre a lua crescente assume o papel de Vênus, chamado nos tempos remotos de Estrela da Manhã, pela propriedade de assumir brilho máximo antes da alvorada ou depois do ocaso. Já o brasão de armas da Dalmácia figura três leopardos dourados coroados. E a imagem do capricórnio de Ístria, cor de ouro e de chifres e cascos vermelhos, associava-se a península que leva o nome desde muito cedo, enquanto o escudo da Eslavônia pendura sua Estrela no alto e ainda mostra uma marta percorrendo um campo vermelho, posicionado entre duas listras prateadas; o espaço rubro indica o território da Eslavônia, embarreirado por dois rios (as listras), Drava e Sava.

Leia mais:
IntroMéxicoCamarões