Design Gráfico, Geral - 02/05/2014

Quais imagens posso usar?

Lá está você, fazendo algum trabalho para um cliente ou até para si mesmo e precisando usar uma foto para compor o layout da arte. Se o cliente não tiver enviado nada para isso, sobram, então, três opções: produzir a imagem, ficar à serviço de bancos de imagens ou pesquisar nos sites de busca convencionais (calma, vou explicar esse no fim do texto).

Produzindo uma imagem

Dependendo do status do cliente e tamanho do trabalho, pode valer muito a pena a criação de uma arte totalmente original e exclusiva, com elementos sob medida, que podem ser ilustrações ou fotografias, então é bom que você tenha entre seus contatos alguns ilustradores e fotógrafos profissionais. Ou você mesmo, dependendo dos seus conhecimentos e habilidades, pode cuidar do serviço.

Bancos de imagens

Existem sites com galerias de imagens de altíssima qualidade, normalmente feitas por profissionais, especificamente para serem vendidas e usadas em trabalhos de terceiros.

O banco de imagens mais famoso é o iStockphoto.com, que além de fotos, contém ilustrações, vídeos e áudios, todos pagos, com preços variando de acordo com a qualidade do download. Mas também oferece um item gratuito por tipo de arquivo semanalmente. Dentre outros bancos de imagens pagos estão o Shutterstock, o Depositphotos, o Fotolia e diversos outros.

Mas, se você e/ou seu cliente procuram por uma alterativa gratuita a esses serviços, podemos citar o Freeimages (anteriormente chamado de Stock.XCHNG), um banco de imagens totalmente grátis. Embora não possua imagens tão interessantes quanto o iStock, é um excelente quebra-galhos. O único requisito para fazer os downloads é um cadastro no site. Outros gratuitos são: Freerange, Everystockphoto, StockFreeImages e até a seção de Stock Images do DeviantArt (nesse caso é bom pedir autorização do autor antes) e vários outros.

Pesquisando na internet

Se você também não tiver os recursos necessários pra produzir as imagens e também não encontrou nada que lhe agradasse nos bancos de imagem, há ainda essa terceira opção.

Muitas pessoas pensam logo de cara em abrir o Google e ir à caça de alguma foto boa. O problema é que o Google não é o lugar certo pra isso. Além de a maioria das fotos não ter qualidade boa o suficiente, elas podem ser protegidas por algum tipo de copyright e você poderia acabar pegando uma foto sem ter o direito de usá-la.

Mas, então, como eu posso pesquisar? Simples, existe um serviço chamado CC Search, que permite que o usuário faça pesquisas em outros sites (como Google Imagens), em busca de conteúdo sob uma licença Creative Commons, sejam imagens, vídeos, áudios…

Concluindo

Enfim, existem diversas fontes, pagas e gratuitas, para encontrar imagens que complementem seus trabalhos; é só saber procurar.

Lembrando que, no caso de compra ou criação de imagem, seja fotografia ou ilustração (tanto 2D quanto 3D), o respectivo valor deve ser adicionado ao orçamento.

E você? Conhece algum outro lugar legal onde podemos encontrar boas imagens? Deixe nos comentários.