Geral - 06/06/2014

Técnica Pomodoro

Você é daqueles que vive no mundo da lua? Sente dificuldades para manter o foco no trabalho? Saiba que você não é o único e que existem vários pesquisadores que trabalham nessa área a fim de melhorar nossa concentração. Um deles, chamado Francesco Cirillo, desenvolveu a Técnica Pomodoro, que promete de forma simples lhe devolver o foco.

Como funciona?

A técnica pomodoro consiste em dividir o tempo de trabalho em ciclos de 25 minutos, e a cada ciclo fazer uma breve pausa. Após 4 ciclos deve-se fazer uma pausa mais longa, e depois repetir o processo.

O objetivo dessa técnica é fazer com que se mantenha o maior tempo possível de produtividade e com um tempo para descansar, nossa capacidade mental se mantenha no máximo durante o trabalho.

Como utilizar a técnica

Para obter um bom resultado através da técnica é preciso se organizar. Comece o dia de trabalho listando todas as atividades que precisam ser feitas e tente dividi-las em blocos que sejam equivalentes ao tempo dos ciclos, alguns recomendam o uso de um timer, mas vai de você querer trabalhar o tempo inteiro contra o relógio!

O importante na técnica é sempre respeitar o método, uma pausa a cada ciclo, e uma pausa maior a cada quatro ciclos, para que dessa forma sua mente se mantenha em um bom nível de concentração e as borboletas passando na janela não pareçam mais tão interessantes.

Por fim

Essa técnica apesar de simples pode ser muito eficaz para auxiliar na organização das tarefas. Experimente e conte-nos o que achou da técnica, conseguiu esquecer o Whatsapp no serviço?