Arte, Geral - 01/07/2014

Kamasurra

Em junho de 2013 o Brasil viveu uma onda de protestos que tomou as ruas de dezenas de cidades e envolveram milhões de pessoas. Motivados inicialmente pelo aumento da passagem e posteriormente empolgados por uma série de mudanças, inclusive contra a copa do mundo, grande parte das manifestações foram marcadas por um lamentável fato: o uso excessivo de força policial.

Em meio a “primavera brasileira” floresceu um movimento artístico consciente em diversos ramos e, dentre eles, um projeto que mistura a comédia aliada a uma forte crítica, o ilustrador , Bruno Pereira criou o #KAMASURRA. O projeto é uma série de pôsteres inspirados na obra indiana “Kama Sutra”, porém ao invés de ilustrar posições sexuais o autor utilizou brilhantemente a referência em tom de paródia e recriou as posições envolvendo policiais e manifestantes em cenas de agressão que se repetem ao longo dos protestos que se seguem nas ruas.

E se você pensa que o projeto é apenas para a internet… é melhor ir preparar seu cartaz. O site já conta com versões para impressão e um guia para a colagem dos pôsteres no bom e velho estilo lambe-lambe. A ideia é de forma pacífica alertar para o problema real que se segue nos protestos que atualmente são voltados contra a Copa do Mundo, que, justos ou não, certamente não devem ser resolvidos com violência.

Quase que ironicamente, a ideia do projeto é justamente extinguir sua existência. Obviamente o manifesto #KAMASURRA clama pelo fim de sua motivação, por manifestações pacíficas que não envolvam violência de nenhuma das partes. A equipe da Design Magazine Brasil apoia totalmente o fim do #KAMASURRA nas ruas e torce para que artistas como o Bruno, que têm feito ótimos trabalhos em temas como este, possam ter novas fontes de inspiração para expressar sua criatividade. E se você curtiu o projeto acesse kamasurra.com.br, imprima seu cartaz e vá para as ruas!