Design de Produto, Moda - 23/07/2014

O que é Ecomoda ou Moda ecológica?

A ecomoda busca soluções para agregar às roupas um conceito ecologicamente sustentável. Tem-se a estimativa de que a ecomoda é uma ideia bebê; faz 5 a 7 anos que as produções têxteis, fabricas e confecções deram uma chance à moda ecológica e tiveram ideia dos seus benefícios. Feita de materiais alternativos e recicláveis, a ecomoda vem caindo no bolso e gosto dos estilistas e então consumidores ideológicos, aqueles cujo um dos motivos de adquirir um produto é a forma como ele é produzido.

Apostas

Tecido sustentável. As fibras orgânicas de tecidos sustentáveis, não usam produtos químicos, economizam energia e tem uma pegada ecológica muito maior que o tecido industrial. Ao comprar uma roupa fabricada com fibra orgânica, além de não ser tóxica, ela vai durar muito mais, pois não tem produtos corrosivos em sua fabricação. Peças mais duráveis podem ser usadas em varias temporadas. Compre o básico e dê preferência a peças que não vão “sair de moda” por serem clássicas.

Couro ecológico. Existem duas formas de se ter o couro ecológico: usando a fibra de pet misturada ao nylon ou com o couro retirado de animais que tenham morrido de causas naturais e não induzidas.

Grandes Benefícios

Reutilização: uso de retalhos, fibras cortadas, restos de estampas corridas, reciclagem de garrafas pet, acessórios de papelão.

Materiais alternativos

Etiqueta sustentável, zíper ecológico, fios de bambu, uso do nylon (fibra considerada barata), substituição do couro por escamas de peixe. Uso do algodão, que não precisa ser tingido, pois já nasce colorido, corantes alternativos, por meio de vegetais e frutas, uso de palha, juta e bambu.

Uma peça de roupa ecológica pode custar até 30% mais que as peças de vestuário tradicional. Isso é explicado pelo fato desses produtos terem uma produção mais artesanal, cuidadosa e que requer um estudo maior para seu desenvolvimento. Mesmo com essa dificuldade, inúmeras marcas já incorporaram a moda ecológica e começam a apresentar coleções produzidas com materiais orgânicos, utilizando mão de obra local e disseminando a proposta de desenvolver produtos social e ambientalmente sustentáveis.

Por fim, o reconhecimento da moda ecológica vem crescendo, pelo fato dos materiais serem cuidadosamente escolhidos, produzidos e aplicados. A alta costura vem abusando e esbanjando dos materiais alternativos. Cada vez que o material ecológico e alternativo é usado em um desfile por grandes marcas, temos esperança de que não precisamos agredir tanto o meio ambiente, e conciliar moda e consciência. O futuro é a moda consciente, a moda ecológica.