Geral - 29/07/2014

Referências para que?

Quem nunca, ao receber um novo briefing, não teve nenhuma ideia instantaneamente na cabeça? Mas e agora? Por onde dar início à criação do projeto?

A saída mais viável é buscar referências. Não importa em qual tipo de fonte que você irá buscar inspiração para criar, mas sim o conceito que esta irá trazer para o seu projeto.

Qualquer coisa pode ser utilizada como referência. E quando eu digo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo. O mais usual é buscar referências em profissionais consagrados e em suas obras. Mas você pode buscar referência na literatura, na música, no cinema, na arte, etc. Até coisas do cotidiano podem e são muitos úteis como inspiração, como um sentimento de nostalgia, uma data especial, um objeto, enfim, qualquer coisa.

Estudantes e profissionais em início de carreia têm tendência a não citar suas referências, com receio de que isso possa caracterizar um plágio. Basear seu projeto em uma obra ou estilo é completamente diferente de plagiar. Ao exemplificar as referências utilizadas no projeto, você demonstra o conceito utilizado, o que o seu projeto tem a intenção de transmitir. Além de ser uma espécie de homenagem ao autor, demonstrando conhecimento e apreciação por sua obra.

Então fique ligado no mundo a sua volta, busque sempre mais referências, tudo pode ser utilizado para servir de base para uma ideia ou defender um conceito de um projeto.