Geral - 06/08/2014

Observe!

As pessoas não dizem o que sentem e não compram o que realmente querem. Isso ocorre pois não sabem ao certo o que sentem e o que querem. Ficou confuso? Exatamente. E a situação fica pior quando o cliente tenta exprimir seus desejos para um projeto, na forma do que convencionalmente chamamos de briefing. Somos ensinados a questionar nossos clientes, pois temos que desenhar o que eles querem e não o contrário, porém a função do designer vai ainda além: mais importante do que questionar é observar.

Normalmente, vendemos produtos e/ou soluções que funcionam numa mesma mecânica: fazemos sugestões ao cliente, das quais ele escolhe alguma que gosta, e o projeto caminha para a produção e entrega. Simples e fácil. Quase sempre funciona perfeitamente e deixa o cliente satisfeito! Será? Será que essa entrega representa exatamente o que ele precisa, ou o que acha que precisa?

Não existe receita nem passo a passo para todos os tipos de projetos, o designer deve ter a capacidade de sentir e absorver tudo que precisa para cada projeto individualmente, mas se fosse para criar um passo a passo inicial, eu sugeriria:

1 – Converse com o seu cliente, deixe que ele diga exatamente tudo o que quer.

2 – Observe.

3 – Peça referências, co-crie com seu cliente.

4 – Observe.

5 – Observe.

6 – Finalize.

7 – Entregue.