Geral - 13/08/2014

Projetos com o Trello

Se você é do tipo de pessoa que costuma ter muitos projetos ao mesmo tempo e/ou trabalha com grupos grandes de pessoas, então é muito provável que, em meio a tantas informações, você às vezes se sinta completamente perdido. Como organizar tantos projetos, tantas tarefas, tantos prazos? E ainda, como fazer isso de qualquer dispositivo, seja computador, smartphone (iOS e Android), tablet (iOS, Android, Kindle e Windows 8)? A solução para seus problemas pode estar nesse incrível, porém simples e gratuito, aplicativo: Trello.

Boards

O Trello é, basicamente, um “organizador de tarefas”. Você pode usá-lo tanto para projetos pessoais quanto para equipes, chamadas de organizations. Com ele você pode separar cada um de seus projetos em um board (quadro) diferente. Você pode tanto criar boards pessoais quanto boards para equipes.

Lists

Em cada board você pode criar diferentes colunas ou listas de tarefas; por padrão ele sugere três colunas: to do (a fazer), doing (em andamento) e done (concluído), mas você pode criar quantas colunas quiser e da forma que lhe agradar, como por exemplo uma coluna para cada subprojeto, ou para sugestão de ideias, ou com inspirações, etc.

Cards

Em cada uma dessas colunas podem ser inseridos inúmeros cards (cartões) que expandem quando clicados para exibir seus detalhes. Ai sim, esses cards é que são as tarefas. Para cada um deles, em projetos de equipe, você pode atribuir diferentes membros, indicando quem está responsável por cada card. Dentro deles você pode colocar descrições, prazos, checklists, labels, anexar arquivos e até discutir sobre o andamento numa área de “chat”. Quando as tarefas de um card estiverem concluídas você pode arquivá-lo para que não ocupe espaço na área de trabalho.

Os arquivos anexados nos cards podem ser de qualquer formato, e imagens podem ser aplicadas como “capas” dos cards. É oferecida ainda integração com Google Drive, Dropbox, Box e Onedrive, além de envio de arquivos direto do computador ou outro dispositivo e anexação via link.

Power-Ups

Existem também três funções extras que podem ser ativadas de acordo com cada projeto/board: voting, card aging e calendar.

Conclusão

De acordo com o site, até empresas grandes como Microsoft, Google e Adobe usam a plataforma. Com sua interface simples e de fácil aprendizado, o Trello é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas para gestão de projetos grandes ou pequenos. Faça sua conta, teste e você não irá se arrepender.