Design de Produto - 12/08/2016

Maré – Relógio consciente

Um relógio consciente. Assim o Maré é descrito por seu idealizador, o designer João Victor Azevedo. Em processo de germinação no Instituto Gênesis da PUC-Rio, o relógio é feito com madeiras reutilizadas, tintas orgânicas e materiais recicláveis. Com movimento de quartzo japonês de alta precisão, design moderno e pesando apenas 30 gramas, o Maré alia a alta tecnologia a um acabamento à mão, fazendo com que cada peça seja única.

As particularidades do Maré começam dentro de seu mostrador analógico, produzido com tintas 100% orgânicas. Os ingredientes são os mais diversos: urucum, açafrão, cacau, dentre outros. O corpo do relógio é feito em madeira de demolição, dando nova vida a um material que seria descartado. Dentre os materiais reaproveitados descobrem-se preciosidades, inclusive madeiras em extinção que seriam jogadas fora, como jequitibá, peroba-rosa e pinho-de-riga.

Segundo o idealizador do relógio, cada madeira reutilizada tem uma história e suas peculiaridades. “Cada parte da madeira é particular, cada corte que você dá na madeira é particular e é por isso que dizemos que o Maré é único. O acabamento de todas as peças, inclusive, é feito à mão”, explica.

As pulseiras também reforçam a preocupação ambiental do produto. Elas estão disponíveis em quatro tipos de materiais: câmara de pneu reutilizada, couro aproveitado do descarte industrial, cortiça portuguesa e lona reciclável. O conjunto de ações tem como objetivo a busca por sustentabilidade, preocupando-se com a redução do impacto ambiental.

Outra forte característica é a união da tecnologia e produção artesanal. O movimento de quartzo japonês garante ao Maré a precisão que todo relógio de qualidade demanda. Sua caixa é produzida através de fabricação digital, utilizando tecnologias como laser e fresadora.  Por outro lado, seu acabamento e montagem são feitos à mão, um por um, para assegurar um resultado impecável, dando alma ao produto.

Unissex, o Maré pode ser encontrado hoje em 10 modelos diferentes, disponíveis no site http://www.marerelogios.com.br/ .